Thursday, December 28, 2006

VIVA O CINEMA BRASILEIRO!

Recentemente, conversando com algumas amigas, ao recomendar o filme O Ano em que meus pais sairam de férias, tive que ouvir a pergunta: "Mas é brasileiro né?". Respondi que sim, por sinal um dos melhores filmes do ano. Há um tempo atrás (não muito) eu ficaria profundamente ofendida ao ouvir tal pergunta. Infelizmente as pessoas ainda acham mais garantido num fim de semana no shopping lotado assistir Jogos Mortais ao invés de um filme brasileiro. A atitude, em certo ponto, é compreensível pois, se a pessoa do exemplo dado acima resolver assistir o péssimo Sonhos e Desejos provavelmente sairá da sala achando que perdeu uma hora e meia vendo um filme brasileiro realmente muito ruim. Filmes bons e filmes ruins sempre existirão independentemente da nacionalidade. O Ano em que meus pais sairam de férias é um exemplo e um filme muito bom e que merece ser assistido. O filme se passa em 1970, ano dos 90 milhões em ação, em plena ditadura militar. É um filme sobre a ditadura, vista pelos olhos de uma criança, Mauro, cujos pais são presos políticos. Para não explicarem a situação embaraçosa, os pais dizem ao menino que vão "sair de férias" e o deixam no prédio do avô, um barbeiro judeu (interpretado por Paulo Autran numa, como sempre, ótima participação) que morre momentos antes do garoto chegar. Mauro acaba ficando sob cuidados do vizinho, também ótimo ator, à espera de seus pais, numa trama que envolve futebol, curiosidades, amizades e saudades. É impossível que o espectador não seja cativado pela simpatia do garoto e da garota que interpreta a amiguinha de Mauro, Hanna.

Outro aspecto marcante do longa é a fotografia. Usando e abusando de imagens vistas através de portas, janelas e objetos e correções de foco, a fotografia se encaixa perfeitamente na visão fragmentada que o protagonista Mauro tinha da realidade que vivia e que os adultos tentavam esconder. Não seria exagero dizer que trata-se de uma das melhores fotografias do cinema brasileiro recente.

Um filme brasileiro imperdível.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Realmente a fotografia desse filme é muito boa e o roteiro também , aliás , tenho assistido vários filmes brasileiros muito bons e um monte de filmes americanos péssimos , o conteúdo dos filmes americanos se define pela palavra TRASH !

12:04 PM  
Blogger Julia Moreira said...

Pati, devo concordar com você que é realmente uma das melhores fotografias de filmes brasileiros dos últimos tempos, é simplesmente maravilhosa! Fiquei admirando aquela luz, a tonalidade, a granulação, enfim, tudo!

5:59 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home