Saturday, August 18, 2007

PARIS JE T'AIME



18 pequenas histórias, 18 grandes roteiros.



A idéia é a seguinte: 18 diretores internacionalmente renomados (entre eles os Irmãos Cohen, Gus van Sant e, claro, Walter Salles) reunidos em uma "obra coletiva". A única aparente semelhança entre as 18 obras é que se passam em Paris e têm como tema o amor.

É aí que se percebe que para fazer um bom filme não é preciso muito mais que uma boa história pra contar e bons atores. No caso desse longa-mosaico, pode-se dizer que todos (com excessão de 2 ou 3) curtas que o compõem, apresentam idéias "simples" mas que são clara e sensivelmente contadas em 5 minutos. Nào há nada de extraordinário e exatamente por isso o filme, ou melhor, os filmes, são geniais. E é essa simplicidade que está em falta na grande maioria dos filmes, sejam eles longas ou curtas metragens. Muitos dos curtas de "Paris je t'aime" poderiam ser exibidos isoladamente, como curtas mesmo. E, embora tão heterogêneos, nenhum desses cai nos clichês de filmes sobre amor e apresentam um ponto em comum que é a surpresa. A obviedade passa longe dos roteiros dos 18 curtas.

Não vou ficar enumerando os pontos positivos de cada um dos curtas, mas só digo que este é um filme que merece ser visto e contemplado. É a prova de que não existem regras para se fazer um bom filme. Podem ser filmes mudos, ter longos diálogos, vozes off, vozes over, mímica e até mesmo vampiros desde que tudo isso seja bem utilizado como em Paris Je t'Aime. Uma bela homenagem a Paris.

Labels:

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Assisti por sua recomendação e gostei. Um lugar feito de gente.

Lembranças.

5:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nossa estive lendo seu blog e o achei interessante demais!Deveria te-lo conhecido antes já q vc não tem mais o atualizado, mas assim q vc assistir algum filme q vale a pena ser postado, não deixe de vir trazer seus comentários q sempre acrescentarão a quem estiver interessado.

7:37 PM  
Blogger Julia Moreira said...

Pati!
Parece que tanto eu como você desistimos do blog... será que vamos retomá-los? E sabe o que eu percebi? Seu último post você escreveu no dia do meu aniversário do ano passado, faz quase 1 ano!!!!
beijão,
Ju

10:53 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home